Apesar de ter sido criada para perda de peso, a cirurgia bariátrica tem se mostrado uma aliada ao tratamento de diversas doenças relacionadas à obesidade e ela traz inúmeros benefícios à saúde, longevidade e qualidade de vida, além da perda de peso.
Sabendo disso, a sua indicação deve ser criteriosa, mas uma vez indicada, saiba que ela é sua melhor opção. Esse é um passo que requer coragem, porém é muito recompensador.
Uma segunda chance para quem busca tratamento eficaz
Pessoas com IMC maior que 30 e com doença metabólica como o diabetes, hipertensão, dislipidemias, esteatose hepática)
Pessoas com IMC maior que 35 com comorbidades.
Pessoas com IMC maior que 40.
Pessoas com idade superior a 16 anos e que fizeram tentativas para controle de obesidade previamente.
Envolve alta tecnologia e técnica.
O procedimento é feito por videolaparoscopia.
Este é um método minimamente invasivo que será realizado com pequenas incisões na pele (geralmente de 5 a 12 mm), em que há melhor resultado estético e menor dor pós-operatória. São necessárias poucas horas de internação e rápido retorno às suas atividades habituais.
+ Saúde e longevidade
+ Disposição
+ Autoestima
O processo pré-operatório envolve uma avaliação médica completa, exames de sangue e imagem, endoscopia, avaliação psicológica e nutricional. Os pacientes devem seguir as orientações dos profissionais de saúde, que podem incluir mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, antes da cirurgia.
Não existe um procedimento melhor que o outro, ambas são técnicas seguras e que dão grande resultado na perda de peso, o que existe é a cirurgia mais indicada para aquele determinado paciente conforme a avaliação do cirurgião.
Os resultados variam para cada indivíduo, mas a cirurgia bariátrica geralmente leva a uma perda significativa de peso nos primeiros meses e anos após o procedimento, tendo uma média de perda de 35-40% do peso inicial. Além da perda de peso, muitos pacientes experimentam melhorias em condições de saúde relacionadas à obesidade, como a remissão do diabete tipo 2, redução da pressão arterial e alívio da apneia do sono, além da melhora da qualidade de vida e disposição.